Brasileiros com problemas no 4º dia do Rally Dakar

dakarok

O ano de 2010 já começou e com ele, uma das mais importantes provas do esporte a motor mundial: o Rally Dakar, que entrou hoje em seu quarto dia de competições. Mas os pilotos brasileiros da Valtra Dakar Eco Team, o veterano Klever Kolberg e seu navegador Giovanni Godoi, enfrentaram problemas. Eles tiveram uma pane na embreagem de seu Mitsubishi Pajero Sport Flex, primeiro carro movido a etanol inscrito na história da competição.

"Estamos perto do final do trajeto, mas o problema começou logo no quilômetro 20", lembrou Kolberg. O Pajero do Valtra era originalmente equipado com o câmbio automático da versão de rua. Para privilegiar o desempenho entretanto, Kolberg e a equipe preferiram instalar a versão mecânica. Mas esta, segundo o piloto, não foi a razão do problema.

"Um suporte feito de material plástico do reservatório rachou e o fluido vaza. Então temos que ficar um bom tempo andando em uma marcha só. Como estamos enfrentando muita areia e dunas, além do calor muito forte, o equipamento superaquece e temos que parar. E sem embreagem, fica mais difícil ligar o carro e tirá-lo do lugar", afirmou Klever, que continua trabalhando para contornar o problema.

"Estamos trabalhando em uma solução que nos permita completar o trajeto de hoje. No acampamento vamos fazer um trabalho mais completo", disse.

Balanço

No terceiro dia de competição, disputado ontem, entre Córdona e La Rioja, foi "um vôo cego", nas palavras de Klever Kolberg. A dupla completou a especial do terceiro dia do Rally Dakar em 4h55min42s (o melhor do dia, Nasser Al-Attiyah, fez em 4h17min58s), em trecho marcado por muita chuva, neblina e trechos sinuosos de serra. O tempo obtido pela equipe brasileira foi o 50º no geral e o primeiro da categoria Experimental.

Pela segunda vez, o Dakar acontece na América do Sul e é também a 22ª participação de Klever Kolberg no rally. Kolberg, que correrá ao lado do navegador Giovanni Godoi, é um pioneiro no Dakar. Sua primeira participação, em 1988, foi a estréia brasileira na competição - ao lado de outros pilotos inscritos.

Comentários

Postagens mais visitadas